Pular para o conteúdo principal

Mulheres cineastas: 5 diretoras de cinema para conhecer

Oi! Tudo bem? Como tá do lado daí?


Você conhece as mulheres por trás dos filmes que assistimos? Te desafio a listar dez mulheres cineastas, diretoras de arte, cinegrafistas e roteiristas na industria do cinema...Conseguiu?


Acontece que a luta das mulheres por espaço na indústria cinematográfica vai muito além do que nós podemos imaginar. Segundo dados levantados em 2016 pelo "Center For The Study of Women in Television & Film" apenas 8% dos 250 filmes de maior destaque foram dirigidos por mulheres! E mais, os dados apontam que apesar de todo ano 50% dos alunos formados em cinema nos EUA são mulheres, apenas 1,9% delas tem a chance de dirigir um filme com grande orçamento.


Apesar de o público feminino consumir quase metade dos ingressos vendidos para o cinema, o preconceito por trás das câmeras ainda permanece. Homens ganhando salários mais altos e sendo maioria de funcionários e mulheres, muitas vezes, sem oportunidades e sendo desenhadas de maneira machista.

É, é um cenário alarmante! Você sabia que apenas 5 mulheres foram indicadas ao Oscar de direção em 91 edições? Porém, mão de obra qualificada não falta para cargos atrás das câmeras. E é por isso que hoje vamos mostrar o trabalho de varias mulheres talentosíssimas pra você saber mais.

1. Sofia Coppola


Sofia já nasceu no mundo do cinema: seu pai, é o cineasta Francis Ford Coppola e ela seguiu seus passos e está fazendo um excelente trabalho. A atriz, roteirista e diretora  já ganhou vários prêmios e fez história por ser a terceira mulher a ser indicada ao Oscar de melhor diretor, e a primeira americana a ganhar o Leão de ouro, o maior prêmio no festival de cinema de Veneza.

A cineasta é famosa por mostrar a perspectiva feminina e tem entre seus filmes mais famosos o "Encontros e desencontros", que ganhou vários prêmios, além de outros como "Maria Antonietta"que tem uma direção de arte impecável, além do remake do polêmico filme "O estranho que nós amamos".

filme "Maria Antonietta" (2006)

2.Greta Gerwing


Greta Gerwig, antes conhecida apenas por seus trabalhos como atriz, brilhou como roteirista e diretora após seu trabalho de direção no filme "Lady bird: Hora de voar" que mesmo sendo o seu primeiro filme solo como diretora, já teve importante relevância na temporada de premiações em 2018, sendo indicado ao Oscar de melhor direção e figurino.

 Desde então a jovem cineasta continua se destacando. Seu segundo trabalho solo, a adaptação do livro "Adoráveis mulheres", de nome homônimo,  ganhou muito destaque nesse ano, com premiações no BAFTA, Prêmios para as atrizes além de indicações ao Oscar. Greta é uma diretora em ascenção e é por isso que quem se interessa pelo seu trabalho deve ficar atento ao que vem por aí.

Saoirse Ronan em "Lady bird: Hora de voar"


filme "Adoráveis mulheres"( 2019)

3. kathryn Bigelow


Kathryn fez história em 2008, após ser a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção pelo filme "Guerra ao Terror" que retrata a guerra no Iraque. Com seus 37 anos de carreira desde seu primeiro filme "The loveless" em 1982, a diretora, produtora e roteirista, vem fazendo um ótimo trabalho tendo inúmeros prêmios e indicações.


4. Anna Mulayerte


Representando o cenário brasileiro, citaremos o trabalho de Anna Mulayerte, que se destacou pelo filme "Que horas ela volta" famoso nacional e internacionalmente e ganhador de prêmios no Festival de Sundance e no Festival de Berlim em 2015. A Cineasta costuma abordar temas sociais principalmente as questões no Brasil. Outros filmes de destaque da diretora são " É proibido fumar"(2009)  e "Mãe só há uma"(2016).



5. Patty Jenkings


Patricia Jenkings é uma diretora, atriz e roteirista americana. Patty ficou famosa depois dirigir o filme "Mulher-maravilha" (2017) porém sua vasta carreira de 17 anos, com mais de 10 produções entre filmes e séries, nos mostra sua trajetória no cinema. Entre seus filmes mais famosos estão a franquia da Mulher-maravilha que está em produção, "Monster-desejo assassino" e " The killing- Além de um crime".










E aí, se interessou pelo assunto e quer saber mais? Me conta aqui nos comentários! 


por isabelle rodrigues (@belebiiju)






Comentários