Pular para o conteúdo principal

Dica boa é dica compartilhada: Como você interpreta um filme?

Oi, tudo bem? Como é que tá do lado daí?

Qual é o aspecto de um filme ou série que as pessoas mais gostam de debater? Provavelmente você vai dizer que é a história já que ela é provavelmente o grande motivo para assistirmos algo, já que queremos saber quem são os personagens e o que acontece com eles não é mesmo? 


Porém quando vamos falar de algo que assistimos, podemos fazer isso de várias formas: Contando os eventos exatamente como são escritos no roteiro, analisando com mais atenção ou até mesmo só um aspecto dela. E é por isso que hoje eu resolvi compartilhar com vocês o que eu aprendi sobre isso ao longo das minhas descobertas com o cinema. Como interpretamos o que assistimos?


Segundo um livro chamado "A arte do cinema", David Bordwell e Kristin Thompson  apontam que existem 4 significados que podemos tirar de uma obra: Referencial, Explícito, Implícito e o Sintomático e eles são organizados de acordo com o nível de observação de quem assiste. Aqui, vamos usar como exemplo o filme Cinderela (1950), dos estúdios Disney. Então vamos a eles:

1. Significado referencial

Esse é basicamente como você poderia resumir a história do filme. Em Cinderela por exemplo, poderíamos dizer que o significado referencial é o seguinte: Uma moça rica perde os pais e fica sobre os cuidados de sua madrasta e as filhas dela, que depois de perderem bens, só a exploram. Um belo dia a corte convida todas as moças para um baile e ela é impedida de ir, porém uma fada aparece e realiza seus desejos. 


Assim, ela vai ao baile e chama a atenção do príncipe, que se apaixona e eles vivem uma noite excelente. Porém a meia noite a magia acaba e a moça sai as pressas esquecendo o sapato de cristal. O príncipe apaixonado, procura a dona do salto em toda a parte até que a encontra, eles casam e eles vivem felizes para sempre. 

Esse é o significado mais básico, mas é claro que não é menos importante, afinal sua experiencia não estaria completa se você não conseguir compreender qual é a história que ele te conta não é?


2. Significado explícito:
 Mas, digamos que você queira se aprofundar um pouco mais na sua observação e se pergunta qual e a mensagem desse filme? É aí que entra o significado explícito, que é aquele transmitido de forma clara para quem assiste...aquela "moral da história" sabe? 

Analisando Cinderela a gente percebe que apesar de a moça sempre ser explorada, desrespeitada e viver sem liberdade ela continua tentando fazer o seu trabalho com alegria, humildade e paixão. Assim, um significado explícito poderia ser que "Com humildade e fé nos sonhos, podemos chegar a qualquer lugar" Lindo né?


3. Significado implícito:
Excelente! Mas se você também procura alguma coisa que não está tão evidente, você já está procurando o significado implícito. Esse significado é aquela mensagem que você tirou do filme, que é uma leitura só sua, e que pode mudar totalmente a sua experiência com aquela mídia.


Na minha opinião, por exemplo dá pra dizer que Cinderela é um filme sobre a independência feminina e inveja no contexto do seculo 19, e não apenas um romance. 

Preste atenção: A trama se passa provavelmente na França da metade do seculo 19, quando as mulheres não tinham muitas independências e suas imagens estavam quase sempre ligadas a uma figura  masculina, como o pai e, para ter destaque, era necessário chamar a atenção dele. Quando no filme, Cinderela perde o pai, sua nova figura é a madrasta que junto com suas filhas, a odeia, devido a todo o afeto e predileção que o homem tinha por ela e seu jeito amável de ser. 


Assim todos os dias a madrasta se vinga através das tarefas domésticas da casa da família falida e todo o desrespeito com que trata Cinderela. Porém, através do romance que - talvez por sorte- ela vive com o príncipe, que procura um esposa para agradar o pai, a moça consegue a sua tão sonhada liberdade e independência, que para os modelos da época seria viver com a proteção, amor e o conforto que o jovem príncipe poderia oferecer.

olha o tamanho desse pé Braseel! 

4. Significado Sintomático:
E por último temos o significado sintomático, que é o que indica uma ideologia por trás daquele filme ou seriado. Observando o que está explícito e implícito, chegamos a um sintoma de uma ideologia maior que (como qualquer coisa na vida) cerca a história em questão. 

Infelizmente para "Cinderela" (1950), e considerando principalmente o significado implícito, toda a situação do romance é um sintoma de uma ideologia por trás, que infelizmente na história é o Machismo, principalmente considerando que o conto original é super antigo e que o filme é uma adaptação da história original de Charles Perraut, que viveu no século 17.

eu to chocada, passada

A arte e interpretação

Ok...Mas então quer dizer que um filme só pode ter 4 significados? É claro que não! Afinal eles são obras de arte e com atenção, podem deixar várias interpretações!



Por exemplo, em "O Mágico de oz" você poderia dizer que o significado dele é que "o que mais importa na vida é estar no nosso lar e com a nossa família"

Ou quem sabe, que considerando que o filme foi feito durante a grande depressão de 1929 você pode  ler como uma "ode a riqueza que deve ser almejada em tempos de crises" afinal para voltar para casa a Dorathy precisa ir pelo caminho de tijolos dourados, chegar na cidade de Esmeralda e usar seus sapatos de rubi, por isso, a solução pra os problemas dela fica representada nesses símbolos de riqueza. 
sapatos de rubi! Chic hein?



       Eaí, gostou? Te desafio a tentar interpretar outros filme dessa forma!

                  Compartilhe! 

Por Isabelle Rodrigues (@belebiiju)

Comentários